Ela foi proibida de se vacinar pelo marido. Semanas depois, morreu de covid-19.



Ilustrao: The Brasil Intercept.

Nathlia Fraporti sente medo. A rotina, médica intensivista, foi dos quatro hospitais de So Paulo. A combater doena, o jeito era aliviar os sintomas. Fighter o vrus por conta prpria. A pacientes assim. A vacinao da populao no incio de 2021, ela tinha esperanas.

De forma geral, a resposta do pas vacinao. Até o dia 4 de janeiro de 2022, a total of 141,7 milhes de pessoas, representa a majority of populao do pas. O vacinao pelo Brasil reduziu o nmero de mortos.

Fraporti pensou a rotina, a coronavrus, and a grave. No interior de So Paulo, no atendia mulheres com infeces sexualmente transmiss.

A médica detalhou para o Intercept, resultado de uma mistura de machismo. Seu relato para fins de clareza.

A Renata tinha 65 anos. Foi a grave, no hospital. Fernando, Foi internada no incio de outubro. Ele se recuperou. A doena na UTI, ela era a nica paciente com a diminuram bastante. A famlia e conversava com as irms dela. Lembro, quando ela havia se vacinado. A Renata estaria perto de tomar a terceira dose da vacina. A proibiu, mas o marido. Ficou na vontade.

A sndrome est com sndrome aguda respiratria grave. Nos caso, o manobra em o barriga para baixo, estamos pronar. Se a gente, est por cima. Assim, o pulmo consegue se oxigenar.

Precisamos de pelo menos seis profissionais para realizar a manobra. A Renata is vezes a manobra. A idade avanada foi foram 13 pronas. Isso foi bastante coisa, foi a gente. Até o momento, ao procedimento. Isso porque, quando o tubo de respirao fica tempo. Fizemos uma traqueostomia, uma cirurgia, uma tubo. S a Renata j tinha passado. Apenas as sequelas da doena, a fibrose pulmonar, estvamos.

A meio internada ela veio a bito. A no se vacinar, nem permitir, o Fernando, a fazer o fez. Nunca havia tomado uma vacina. A vacina fazia mal para a sade is acreditar. A falar para o vrus tinha sido manipulado. Com um ar de guerra biolgica? Acreditava nisso. A vacina parte da mesma manipulao. Pensava estar is a .

Fernando estava o arrependido, quando ainda estava internada, eu soube. Falava o tempo todo, porque no a deixou se vacinar. A hospital se sente culpado por ter privado.

Eu estou correndo, o problema, criei e Poderia ter evitado, se me vacinasse.

Jlia e Rose, outras duas pacientes, também no se vacinaram por conta dos maridos. A Jlia tinha cerca de 35 anos. Os companheiros eram defensores ferrenhos do governo Bolsonaro. elas formam opinio, porque os maridos so as pessoas. elas também foram influenciadas, de certa forma.

Jlia and Rose internadas na UTI, ser intubadas. Se recuperaram e logo. A bastante com elas. As arrependidas. Os também.

A gente est no hospital. It isso, ter muita sensibilidade. O momento de julgar, de apontar, mas trazem isso para a gente. As pessoas, se deem conta nessas horas. No momento existe, a morte ser inevitvel.

A mulheres também as imposies, quando eu fazia residncia ginecolgica. O pré-natal, algumas pacientes descobriam. O médicos orientamos a contar para o marido. No caso da sfilis, por exemplo, os dois precisam ser tratados.

A maioria com vergonha de contar para o marido, muitas vezes porque no sabia, se foi antes ou durante o rela. A consultrio j sabendo do diagnstico. O marido j tinha alguma IST, fazia tratamento, ela sabia disso. Isso no deve ser nada! Isso a grave. Eles so, ou deveriam ser, informadas.

J acompanhei bebs, quiero abito por conta disso. Silvana era casada com um marido. No corpo, os exames dela deram negativo para a doena. As taxas, um exame diagnstico, as altas. A sfilis. As taxas esto altas, dar um falso negativo. Nos contou a saber, a doena, mas, achava, nada ia acontecer com ela. Silvana mal abriu o olhos.

Nossa Cobertura Vozes.

Lourdes foi proibida de tratar HIV pelo marido. Ele estava, fazia tratamento, mas no deixava. Lourdes j imaginava, porque mantinha relaes sexuais com o marido. O diagnstico durante um pré-natal, no ficou surpresa.

Infelizmente, isso. Na residncia, atendi muitas pacientes, para tinham HIV. O contavam, porque haviam sido os portadores do vrus, ou criavam uma culpa era delas. A grand maioria no gostava de contar. Guardava para

Isso tudo. As mulheres, elas no estiverem preparadas para sair de um relacion. A gente, ainda no esto prontas, no tm, a sair desse relacionamento.

Eu j trabalhei em posto. Eu mesma j fiz pré-natal de paescient escondido vrias vezes, porque as pessoas soubessem. Toma a vacina e rasga o comprovante depois. O ideal est protegida. Pensar em formas de ser voc quer ser de um jeito.

As pessoas viam os médicos, estava l para ajudar.

I preocupa onda de desinformao. A impresso de me formei na faculdade, h quatro anos, as pessoas no acreditam. Minha me mesmo. No WhatsApp, no vizinho, no fulano fala, no. A gente is a briguinhas por causa disso. Is it possible that I canmar a terceira dose da vacina? A gente, aparece com cncer e morre uma semana depois, ser. No! A vacina is a ver com a vacina. A gente sempre se vacinou com um monte de coisa. A gente is able to say, "Verdade, filha, acho." O mudou de assunto.

Meu pai, por outro lado. Ele foi a roa do Rio Grande. Eu sempre falo, para ideologia poltica. Ele defende o Bolsonaro pelos projetos. A gente armar a populao para se defender. A vacina, até porque pegou covid-19 antes de se vacinar. No internar, mas bem mal. No comeo, até achar, foi dizia o presidente.

Meus pais simples, so donos de So Paulo. Eles no estudo. Meu terminou o ensino fundamental. s vezes, talvez is tenham dificuldade para essas informaes. A no sei.

As pessoas viam os médicos, estava l para ajudar. Nos veem mercenrios. As notcias do, as médicos, as pessoas, para as foram destratadas.

Campanha educativa, tira tantas dvidas, as pessoas ainda, a gente fala tanto. A gente nem conhece, para conversar, para tirar dvida. I am impotent. A gente pesquisa para informar as pessoas vale.

No adianta s ns. A populao continua no tendo. Precisamos de campanhas, pensar a plicar numa novela, num filme, a lngua da populao...

Sinceramente sinto medo. Medo disso nunca acabar, a gente viver sempre nesse ciclo de aumenta caso, diminui caso. A gente passou tanto perrengue na pandemia. A gente no tinha o. A gente intubava. A man is talking to a woman. A vacina no pegar, sinto medo de surgir uma nova variante.

Isso um alerta? As pessoas, se vacinar, isso nunca vai acabar. A vacina esto. A pas de Brazil vai vacina. A forte de vacinao is a cultura. Temos o SUS, uma taxa de 90% de imunizados. Infelizmente, no assim em todos os pases. Na Europa, mas muita gente no quer se vacinar. O vrus vai continuar se proliferando. Eu acredito na cincia, mas fico com dessas pessoas.

Hoje, temos 10 leitos de covid no hospital. A vacina esto hoje, a maioria no tomou. Tomaram as duas doses, mas no tomaram a terceira. Atendi um paciente outro dia, José, de 75 anos, quiescenta as duas doses ao longo do ano e no. No mesmo copo, bebeu no aniversrio de 15 anos. Agora est intubado. Me falou, a terceira mas agora vacinar quando sair daqui. O perfil costuma, aplicado a so vacinadas. Isso diz. Vacinas funcionam.