Ruralistas financiam manifestação golpista de 7 de setembro

N esta sexta-feira, 20 de agosto, a Polcia Federal amanheceu na porta de uma dezena de bolsonaristas que vinham liderando um movimento para destituir ministros do Supremo Tribunal Federal a partir do dia 7 de setembro. O golpista mais conhecido o cantor sertanejo e ex-deputado federal Srgio Reis. Mas talvez o seu aliado mais poderoso seja Antonio Galvan, presidente da Associao Brasileira dos Produtores de Soja, a Aprosoja, um fazendeiro nascido no Rio Grande do Sul e hoje um dos maiores produtores de soja do Mato Grosso. A investigao autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes busca desarticular o movimento golpista. Nas ltimas semanas, mergulhamos em grupos de Telegram e WhatsApp e conversamos com pessoas que esto organizando a ao que pretende dissolver o Supremo Tribunal Federal, o STF, e impor demandas como a adoo do voto impresso. E vimos que quem banca essa escalada insana, de acordo com os prprios organizadores, um dos grupos mais ricos do pas: produtores rurais como Antonio Galvan. O agro pop, o agro tech, o agro tudo. Agora o agro tambm golpe. A Procuradoria-Geral da Repblica, a PGR, que pediu a investigao, suspeita que Galvan seja um dos financiadores do movimento golpista. So doaes de particulares para financiar a paralisao planejada por Z Trovo (suposto caminhoneiro citado por Reis no udio), possivelmente patrocinada por Antonio Galvan e amplamente divulgada por Wellington Macedo (Youtuber bolsonarista), diz um trecho da deciso de Morares citando a PGR a que tivemos acesso. Galvan chegou a ser cotado para o Ministrio da Agricultura do governo de Jair Bolsonaro e apareceu ao lado de Srgio Reis em um vdeo em que o cantor falava em fazer uma greve para pressionar o Supremo e o Congresso.
Nos chats, encontramos desde registros singelos do apoio ruralista ao movimento golpista, como a panelada de arroz carreteiro com O agro Bolsonaro escrito com catupiry antes de ser servido a militantes bolsonaristas em um acampamento realizado em Braslia em maio, at declaraes dos presidentes de associaes de fazendeiros, como a Aprosoja, convocando militantes para os atos. Reis e os sojicultores gravaram o vdeo na sede da Aprosoja, uma manso de alto padro no Lago Sul, em Braslia. A regio abriga outras entidades de produtores rurais e costuma ser frequentada por parlamentares da bancada ruralista e representantes do agronegcio. Apesar de a Aprosoja negar participar da organizao do movimento e se recusar a responder questionamentos sobre o assunto, alguns de seus diretores participam ativamente de grupos que coordenam o movimento em especial o presidente, Galvan. De acordo com a deciso de Moraes, Galvan e os demais lderes do movimento no podem se comunicar entre si nem usar redes sociais. Eles tambm foram proibidos de chegar a menos de um quilmetro de distncia da Praa dos Trs Poderes e de participar de eventos em ruas e monumentos do Distrito Federal, mas parece que o respeito s ordens do STF no est na pauta do movimento. O ruralista no se abalou com a visita da PF e gravou um vdeo nesta ltima sexta afirmando que ainda uma liderana do movimento e vai participar dos protestos.

Os organizadores dos atos querem reunir at 2 milhes de pessoas em Braslia na semana do feriado de 7 de setembro, com a inteno de que 10 mil permaneam acampadas por at um ms na capital, segundo o habeas corpus impetrado por integrantes do grupo no Supremo para garantir a realizao do acampamento. Os custos sero cobertos por ruralistas, incluindo o acampamento e trs refeies dirias, que sero realizadas no Rotary Club, de acordo com uma das lideranas do movimento, o caminhoneiro Marcos Gomes, conhecido como Z Trovo que tambm foi alvo da deciso de Alexandre de Moraes. Eles esto doando o tempo deles, paralisando o trabalho deles para lutar pelo pas. Para que mais tarde no seja tomado deles o direito de trabalhar e de ter o que lutaram para conquistar, nos disse o caminhoneiro. Os produtores, segundo ele, tm medo de perder suas posses para o comunismo, uma ameaa que nunca existiu concretamente no Brasil, mas j foi usada como desculpa para o golpe de 1964 e que, com frequncia, aparece no discurso do presidente Jair Bolsonaro. O caminhoneiro comeou a ter destaque nas redes nas ltimas semanas, anunciando que o agronegcio iria bancar a ida dos militantes a Braslia. Diariamente, ele divulga vdeos informando sobre os preparativos do evento e tenta insuflar o levante. Se tu tem medo, fique em casa, porque depois o terror vai bater na tua porta. Agora, se tu no quer o terror na tua porta, hora de se levantar. Sai da tua casa, vamos invadir Braslia, vamos invadir o Brasil. Vamos retomar a nossa liberdade, disse em um dos vdeos publicados no Facebook. Um dos trechos do inqurito aberto pela PGR contra Srgio Reis, Galvan, Z Trovo e outros integrantes do movimento cita aspas do caminhoneiro nas redes como justificativa para as medidas judiciais contra o grupo e deixa claro o papel do agro nessa histria. Z Trovo, afirma o documento, diz ter feito um contato com o agronegcio, que ir apoiar sua causa, que pretende levantar empresrios para custear a viagem de populares at a capital federal e que tem a pretenso de salvar o pas dessa carnia podre chamada ministros podres do STF. Afirma que s volta para casa com tudo resolvido'.

Existem grupos autnomos, que organizam a viagem por conta prpria, fazem vaquinhas, pedem ajuda a comerciantes locais ou pedem doaes de militantes. O principal canalizador de recursos o portal Brasil Livre, que possua uma chave pix divulgada por Z Trovo e outros lderes do movimento. Bloqueado por Alexandre de Moraes, o pix estava em nome da Coalizao Pro-Civilizao Crist, cujo presidente, Alexandre Peterson, tambm est entre os investigados pela PGR. O grupo chegou a divulgar uma prestao de contas da primeira semana de arrecadao, entre 3 e 9 de agosto: quase R$ 15 mil reais de doadores no identificados. Parte da organizao tambm bancada pelo Movimento Brasil Verde e Amarelo, uma unio de mais de 100 associaes e sindicatos ligados ao agro que j levou 100 mil pessoas a Braslia em 15 de maio em um ato a favor do governo e chegou at a lotar um avio. Amarildo dos Santos, um investigador particular catarinense veterano do Exrcito, um dos responsveis pela organizao das caravanas do Brasil Verde Amarelo. Em grupos bolsonaristas, ele oferece passe grtis para a manifestao de Braslia: se voc no tem condies de pagar sua passagem, entre em contato comigo, diz.

Santos, que tambm comanda o Partido da Mulher Brasileira, o PMB, em Itapema, Santa Catarina, aparece em vdeos explicando o passo-a-passo de como viajar de graa para o 7 de setembro na capital. Por telefone, ele nos confirmou que o movimento tem o apoio do agronegcio e que, em alguns estados, est bancando nibus para esse povo ir para o acampamento. Eles [os ruralistas] esto colocando disposio 2 mil banheiros qumicos l no acampamento em Braslia, com chuveiro, caf da manh, almoo e janta de graa para esse pessoal todo, que dessa unio dos agricultores, onde vamos acampar por tempo indeterminado at o impeachment dos ministros do STF, acrescentou. Sobre o vdeo em que aparece oferecendo ajuda para quem no tem como pagar a viagem, ele se justifica dizendo que a gravao antiga e que a ajuda que oferece angariada entre apoiadores do movimento. So pessoas voluntrias que esto cedendo passagens. A generosidade dos empresrios do agro com o governo federal recproca. Nos ltimos dois anos, Bolsonaro mandou mais de R$ 121 milhes para associaes, sindicatos rurais e cooperativas ligadas ao agronegcio, segundo levantamento que fizemos no Portal da Transparncia. Sem licitao, patrocinou mais de uma dzia de feiras e eventos do setor, como a Agrotec Show Feira Agrotecnolgica de Negcios, no Mato Grosso, e a 51 Exposio e Feira Agropecuria de Castanhal, no Par. A maior parte dos recursos saiu dos Ministrios da Agricultura, Economia e Defesa. Destaque para o Comando do Exrcito, que sozinho investiu trs vezes mais verbas nessas organizaes que a Marinha e a Aeronutica juntas. Est nesta lista, por exemplo, a filial da Aprosoja no Mato Grosso, que no ano passado foi acusada pelo Sindicato dos trabalhadores do sistema Agrcola, Agrrio e Pecurio de mal uso de recursos pblicos. Na denncia encaminhada ao Ministrio Pblico do Mato Grosso, o sindicato destaca que a Aprosoja utiliza recursos pblicos travestidos de privados para patrocinar aes politiqueiras. A denncia acabou no sendo aceita, mas o sindicato afirma que continua analisando o uso de recursos pblicos pela Aprosoja

Ateno! A extrema direita brasileira est organizada, conta com financiamento e no d sinais de que vai se moderar. Pelo contrrio. Por isso, ns queremos saber: voc gostaria de ver mais reportagens como essa publicadas pelo Intercept? Voc deseja que algumas das nossas investigaes se acelerem e venham tona mais cedo? H algo que voc pode fazer! Precisamos de mais apoiadores para garantir o financiamento necessrio para que nosso trabalho no pare de cobrir os planos e esquemas da extrema direita brasileira. What is this? Clique para saber como ajudar.

O pastor Silas Malafaia, direita de Bolsonaro, tambm comeou a convocar os fiis para os atos do dia 7. Foto by Mauro Pimentel/AFP via Getty Images

Com a fora do Senhor O movimento ganhou apoio evanglico na ltima semana. O pastor Silas Malafaia, um dos maiores expoentes evanglicos do pas, tambm comeou a convocar os fiis para participar de atos e declarou apoio proposta de Srgio Reis. Malafaia estar em uma manifestao na Avenida Paulista, em So Paulo, no dia 7, junto de outros pastores. Cludio Duarte, pastor da Igreja Batista que tem quase 6 milhes de seguidores no Instagram, disse em uma pregao que o pas est beira de uma guerra civil. Eu no estou potencializando, estou alertando a igreja. Dia 7 de setembro um dia marcante para o Brasil. Divulgue estado, afirmou. Outro defensor do golpe de estado Dom Werneck, alcunha de Reginaldo Verneque, um youtuber que defende a interveno militar. Ao contrrio dos colegas bolsonaristas, ele e seu grupo detestam o presidente. Eles tambm querem que o STF seja destitudo, mas defendem que o vice-presidente, Hamilton Mouro, assuma o poder. Dom, como costuma ser chamado, j estava na luta pela interveno militar desde antes da eleio de Bolsonaro e conta que o apoio do agro a intervencionistas acontece desde 2013, quando os primeiros movimentos antidemocrticos comearam a aparecer com certa fora no pas. A ltima ajuda que teve [de ruralistas], por exemplo, aquela que destacaram a manifestao #euautorizopresidente, que trouxe caminhes, quatro trios eltricos, os produtores ajudaram com R$ 150 cada um que fosse a Braslia. Tinha at dinheiro para lanche, nos disse. Cada nibus fretado custa entre R$ 12 mil e R$ 15 mil para os financiadores, segundo o intervencionista. Nos grupos que organizam caravanas para o 7 de setembro, organizadores diziam que os nibus j estavam alugados, os custos pagos, e que apenas procuravam pessoas para preench-los. Outros recrutadores cobram valores simblicos para a viagem e asseguram que outras despesas sero cobertas pelo agro. Ainda de acordo com Dom, ele prprio j recebeu dinheiro e outros mantimentos de ruralistas em atos de anos passados, antes de se separar do movimento bolsonarista. Churrasco no acampamento, quem dava as carnes era o agro. Mandavam o boi inteiro. Tinha churrasco todos os dias e comida aos montes. O Nabhan que ajudava, afirmou. Nabhan Luiz Anthonio Nabhan Garcia, ex-presidente da Unio Democrtica Ruralista, a UDR, e hoje secretrio de Assuntos Fundirios do Ministrio da Agricultura ele o responsvel por questes ligadas reforma agrria. O produtor rural est na lista de amigos particulares de Galvan e de apoiadores do golpe. Alm do apelo de ruralistas e evanglicos, os atos tambm devem ser inflados por caminhoneiros, que ficaro concentrados no Parque Leo, no Recanto das Emas, em Braslia, e por motoqueiros, que j vinham prestigiando Bolsonaro em motociatas espalhadas pelo pas. Emlio Daloquio, dono de uma das maiores empresas do ramo de transportes em Santa Catarina e amigo pessoal da famlia Bolsonaro, outro que declara apoio ao movimento. Daloquio o fundador da Associao Lux Brasil, grupo que administra pginas e canais bolsonaristas. A Lux Brasil tem coordenaes estaduais e at um representante nos Estados Unidos. No comeo de agosto, o grupo organizou uma manifestao em apoio ao presidente e ao voto impresso, em Itaja, que contou tambm com a participao do secretrio nacional da pesca, Jorge Seiff.

Para garantir que ningum seja preso durante a manifestao de 7 de setembro, um advogado que se declara assessor jurdico do movimento, Wilson Koressawa, impetrou um habeas corpus coletivo no STF. Se aprovado, o salvo conduto, com validade at 20 de setembro, permitir que integrantes do movimento possam circular e se manifestar livremente, sem sofrer ameaas ou ordens de priso. O documento lista 216 nomes e englobaria tambm terceiros ou seja, qualquer um que participe da mobilizao. Um dos postulantes a se blindar com o HC inclusive o cantor Srgio Reis, que nos ltimos dias manifestou publicamente medo de ser preso. Z Trovo, o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustquio e outros organizadores tambm querem ser beneficiados. Curiosamente, o processo foi distribudo primeiro ao ministro Alexandre de Moraes, que criticado nominalmente na pea por sua atuao no inqurito das fake news e que j levou investigao e priso de algumas das pessoas que assinam o HC. Por causa disso, o caso foi redistribudo e agora est nas mos de Gilmar Mendes que j se posicionou vrias vezes contra movimentos golpistas.

Um dos postulantes a se blindar com o HC o cantor Srgio Reis, que diz ter medo de ser preso. Foto: Ronny Santos/Folhapress

A preparao E ntre julho e agosto, Trovo, Daloquio e outras lideranas ligadas aos movimentos bolsonaristas se reuniram em Santa Catarina para traar as estratgias, como definiu o investigador Amarildo dos Santos ao divulgar fotos do encontro nas redes sociais. As reunies ocorreram nas passagens de Bolsonaro pelo Sul do pas para as famigeradas motociatas. Entre os grupos envolvidos, estavam, alm do Brasil Verde Amarelo e do Lux Brasil, o B-38, grupo formado majoritariamente por militares da reserva criado na poca das eleies que diz ter representantes em 1.200 cidades de todos os estados brasileiros. Aps um desses eventos, em Florianpolis, Bolsonaro lanou a isca. Falou com apoiadores sobre lutar com todas as armas e em dar a vida pela liberdade. E atacou os ministros do STF em tom de ultimato: no continuem nos provocando. No queiram nos ameaar.

Em 9 de agosto, um vdeo de Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, comeou a circular nos grupos. Na mensagem, o poltico dizia que o movimento iria exigir o impeachment de 10 daqueles 11 ministros do STF. Esse dia chamar-se- de independncia ou morte, disse Jefferson, citando a organizao de um movimento articulado a partir de Santa Catarina e outros estados. Dois dias depois, foi preso por ordem de Moraes no inqurito 4.874, que investiga organizaes criminosas que atuam como milcias digitais. Com a priso de Jefferson, coube a Srgio Reis seguir a linha afrontosa. Em um dos udios que divulgou, o cantor e ex-deputado diz que almoou com o presidente e Ernesto Arajo, ex-ministro das Relaes Exteriores de Bolsonaro, na presena de generais e ministros informao desmentida pelo general Braga Neto, ministro da Defesa. Na mensagem, Reis diz que, no dia 8 de setembro, ele prprio entregaria o pedido de impedimento dos ministros do STF ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Sob a orientao de lideranas, os grupos bolsonaristas passaram a se articular para a ida a Braslia em setembro. Um dos grupos mais ativos no Telegram, chamado de Super Grupo B-38 Oficial, que rene 35.259 membros, realiza reunies pelo chat do aplicativo diariamente para organizar as caravanas em diversas cidades do pas. Acompanhamos o grupo, que segue rito semelhante ao de uma assembleia. Nos encontros, lideranas do movimento do o tom das discusses, reforam a necessidade de levar o maior nmero de pessoas para a capital e avisam que uma invaso ao prdio do STF no est descartada.