O ultracatólico que treinou a extrema direita brasileira em 2013

1 Renata e Felipe
O primeiro chamado: a farmacutica conhecida como a mulher que calou as feministas e o influenciador combatente ferrenho da ideologia de gnero.Fotos: Reproduo/Facebook

F aa sua inscrio para o Workshop com Ignacio Arsuaga, Presidente da Hazteoir Espanha: Como construir com xito um movimento social. Dia 05 de novembro das 19 s 21:30 horas. Todos os dados so obrigatrios. Inscries gratuitas. Comea assim o anncio publicado no endereo biopolitca.com.br naquele final de 2013. No adianta procurar pelo site, ele no existe mais (mas est disponvel neste link, arquivado na plataforma Internet Archive). O impacto que aquele pequeno anncio publicado em um canto obscuro da internet causou na poltica brasileira, no entanto, visvel e causa estragos at hoje.

Poucos meses antes daquele novembro de 2013, o Brasil pegou fogo. No foi por acaso que Ignacio Arsuaga esteve aqui justamente no fim daquele ano. As manifestaes de junho tinham rasgado o tecido social do pas. Era a chance que os catlicos ultraconservadores esperavam para finalmente fazer prosperar suas pautas reacionrias. Naquela poca, o site Biopoltica estava registrado em nome de Renata Gusson Agelune Martins. A farmacutica tinha virado notcia um ano antes, em 2012, quando apareceu em uma subcomisso do Senado em que se discutiam as polticas pblicas do Ministrio da Sade para mulheres. Discursando contra o direito ao aborto, Martins declarou, sem provas, que as pautas feministas no Brasil eram financiadas por interesses internacionais. Ela ficou conhecida na extrema direita como a mulher que calou as feministas. Martins mulher do influenciador Felipe Nery, que se apresenta no Instagram como Catlico, pai de famlia e trabalhador na vinha do Senhor no apostolado da Educao. Em seus posts e pregaes, Nery um dos mais ferrenhos combatentes do que ultraconservadores como ele chamam de ideologia de gnero e defensor intransigente da ideia de que uma famlia s pode ser composta por um homem e uma mulher, definidos como pai e me pela biologia. Eram esses os temas essenciais que o casal discutia na poca em que criou o site. Com o chamado para o evento com Arsuaga publicado no Biopoltica, Martins e Nery estavam interessados em saber como os espanhis tinham se organizado para interferir em polticas pblicas e fazer valer suas ideias no pas.

2 Ignacio

Foto: Divulgao/HazteOir.org

I gnacio Arsuaga veio ao Brasil com um propsito: aglutinar e equipar os ativistas de extrema direita brasileiros. A ideia era reproduzir aqui o sucesso da organizao espanhola. Com a Hazte Oir, Arsuaga pautava conversas pblicas, influenciava polticos, tinha encontros no Vaticano, levantava dinheiro e conseguia estar sempre em evidncia. A Hazte Oir e o Citizen Go eram notcia constante, por exemplo, na Agncia Catlica de Informaes, a ACI Prensa, servio em cinco lnguas e um dos maiores geradores de contedo noticioso catlico do mundo. Renata Martins ficou mundialmente famosa por l, apresentada como a Madre Brasilea antiaborto. Foi a ACI Prensa que, em 2013, espalhou notcias falsas como a de que a Organizao Mundial da Sade, a OMS, ensinava menores a abortar e a se masturbar.

Criada em 2001, a Hazte Oir foi o ponto de partida do que se tornaria, mais tarde, a CitizenGo, uma verso turbinada da mesma ONG, mas com propsitos diferentes. A CitizenGo coletava assinaturas para abaixo-assinados a servios de pautas que at hoje seus defensores chamam de pr-vida, o que basicamente significava tirar o poder das mulheres de decidirem sobre seu prprio corpo em causas como a do aborto, por exemplo. Em seus anos de militncia, a Hazte Oir se aproximou do Vaticano a ponto de Arsuaga conseguir marcar encontros com o prprio papa Francisco. Com acesso a cardeais importantes da Santa S, pegava deles instrues sobre como internacionalizar o movimento. A organizao ouviu do monsenhor Carrasco de Paula, ento presidente do Pontifcio Conselho para a Vida, que a CitizenGo deveria focar em unir os movimentos pr-vida do mundo, para que as mesmas pautas fossem tocadas em pases diversos. Do monsenhor Antoine Camilleri, subsecretrio de Estado da Santa S, a ONG recebeu o conselho de montar grupos de presso na ONU e na OEA. E assim fez. Em uma das apresentaes que trouxe ao Brasil em 2013, Arsuaga ensina como construir uma organizao social do zero. Simplificando, o modelo gira em torno de identificar os inimigos, recolher e-mails de apoiadores, captar recursos e fazer lobby e uso intensivo de redes sociais para pautar a poltica. Em outro documento, usado para treinar equipes, esto as bases do que eles chamavam de guerra cultural, expresso que seria largamente usada por influenciadores de extrema direita no Brasil durante a campanha de Bolsonaro.

Protestos da Hazte Oir eram turbinados com conselhos de lderes catlicos contra o que chamavam de leis ideolgicas da esquerda caso de leis sobre aborto, violncia de gnero e direitos LGBTQI+. Foto: Marcos del Mazo/LightRocket via Getty Images

3 Os padres Jos Eduardo e Paulo Ricardo

O padre da diocese de Osasco e o amigo de Olavo de Carvalho.Fotos: Reproduo/Facebook

N o evento de treinamento de Arsuaga no Brasil, outra figura que se tornaria importante na militncia bolsonarista foi anunciada. Tratava-se do padre Jos Eduardo. No release do evento, publicado pelo ACI Prensa, ele apresentado como padre da diocese de Osasco e membro da comisso em defesa da vida do regional Sul 1 da CNBB, a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil. Eu cheguei ao padre Jos Eduardo por acaso. O site Biopoltioca, mantido poca pelo casal Renata e Felipe, tinha em seu rodap a seguinte informao: Copyright 2014 Observatrio Interamericano de Biopolitica. Decidi ir atrs do observatrio e descobri seu CNPJ, registrado em nome de Felipe Nery. E o endereo: Avenida Padre Vicente Melillo, 831. No precisou muito para que o Google Maps me mostrasse que o endereo da empresa fica em uma igreja. Encontrei o padre dessa mesma igreja no Instagram, em foto de 15 de maro de 2015, com o cantor, compositor e radical de direita Lobo em uma manifestao para derrubar a ento presidenta Dilma Rouseff. O lao com a CitizenGo de Ignacio Arsuaga tambm estava ali: o padre Jos Eduardo, em Braslia, entregando um abaixo assinado com o logotipo da organizao, trs dias depois da manifestao.

Photos: Reproduo/Instagram

Em nova busca pelo nome do padre no Google, cheguei a um seminrio de biopoltica do qual ele participou em dezembro de 2013, poucos dias depois do treinamento com Arsuaga. Com ele no seminrio, em outra foto, estava o padre Paulo Ricardo, amigo de Olavo de Carvalho e um influente evangelizador pr-vida que, mais tarde, se converteria em pregador bolsonarista de primeira ordem, arregimentando um milho de seguidores no Instagram.

Fotos: Reproduo/Redes sociais

Paulo Ricardo foi o tutor do ativista catlico de extrema direita Allan dos Santos, do site bolsonarista Tera Livre, quando ele foi seminarista. Hoje autoexilado nos Estados Unidos, Santos est implicado em diversos processos no Brasil o mais recente uma denncia do Ministrio Pblico Federal, o MPF, contra ele por ameaas ao ministro do Supremo Lus Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

4 Allan dos Santos

Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

N o h, nos documentos da Wikileaks, a lista dos participantes do treinamento de Arsuaga no Brasil. Pode-se dizer sem medo de errar, no entanto, que seu conhecimento foi espalhado e rendeu frutos. O espanhol ensinou como as organizaes poderiam levantar dinheiro aproveitando suas redes. O esquema funcionava basicamente a partir de listas de e-mails, com as quais as entidades poderiam pedir apoio financeiro para levar suas pautas adiante. As tcnicas foram depois atualizadas e sofisticadas, inclusive com uso do software Sales Force, uma das mais poderosas mquinas digitais de relacionamento com clientes do mundo. O sistema funcionava espetacularmente bem. Uma tabela que est no acervo da Wikileaks mostra que, em apenas nove meses, de dezembro de 2013 a setembro de 2014, a CitizenGo levantou 530 mil euros apenas enviando e-mails para uma base de destinatrios de lngua portuguesa. A lista, que comeou com 2.302 inscritos, teria, ao final daquele perodo, 239.528 pessoas. Entre os ttulos dos e-mails estavam A voc, que um reacionrio estpido e Se (ns) no fizermos algo, vo mat-la.

Foto: Reproduo/Facebook